Consultas

Indicação para consulta?

Precisamos de mudar padrões de comunicação, re-aprender a falar, tratar dores antigas, preparar uma fase difícil que aí vem… tudo isto são situações em que a terapia pode dar-nos as ferramentas que faltam!

Dependendo da fase de vida em que nos situamos, os desafios vão dominando as nossas relações – sejamos um casal recém-constituído, uma família com filhos pequenos, filhos adolescentes, um casal sem filhos, ou um pai com filhos fora do ninho, ou até um par de pais que tenta relacionar-se como casal parental!

Quando as nossas interacções desenvolvem padrões e ciclos destrutivos, em que já não nos reconhecemos ou que nos levam ao afastamento, há que regressar à criação de vínculos seguros, que nos façam sentir família.

Somos obrigados a reinventar as nossas relações para que acompanhem as nossas evoluções e mudanças, e podemos contar com a terapia para facilitar essa construção. Por essa razão, a Terapia Familiar e/ou de casal pode ainda ser aconselhada em casos de separação ou pós-separação.

O que é a Terapia Familiar Sistémica?

A Terapia Familiar Sistémica existe para trabalhar as relações familiares de forma a munir cada membro de uma família com as ferramentas para enfrentar os seus problemas. Acreditando que a solução está com o problema, a família é vista como um poço de recursos e, então, a especialista dos seus próprios problemas naquele contexto tão único.

A família é convocada a ultrapassar problemas de origem geracional, relacional ou social envolvendo cada elemento como parte da solução e da criação de uma história única.

E a Terapia de Casal?

Da mesma forma, a Terapia de Casal, desenvolvida numa perspectiva sistémica, pretende trabalhar a relação do casal nas suas questões de formação, conflito, origem e contextos.

De forma preventiva ou no sentido de trabalhar na resolução de problemas, o casal recorre-se do terapeuta para se encontrar e construir a sua história em conjunto, com uma linguagem comum e que potencie cada um dos dois a estar na sua melhor versão.

É um espaço em que convidamos a encontrar, reconhecer e trabalhar emoções e comportamentos que delas decorrem, por forma a criar novos ciclos nas relações.

Contacto

Morada: Av. Miguel Bombarda
1050-161 Lisboa

email: temosdefalar.terapia@gmail.com

tel: +351 919 128 379