Escadas

Escadas

Ao olhar para umas escadas (quase) intermináveis pensei: Isto é tanto que uma pessoa perde a vontade de subir! Mas, do outro lado, uma voz “o que estará lá em cima?” Às vezes, nas nossas relações, o que custa é o primeiro passo. Não é fácil ter de lidar com a consciência da quantidade de degraus …

Escadas Read More »

Esfregonas e aspirador

Esfregonas da vida

Hoje não vos trago imagens bonitas, apenas um shot de realidade.Desde de que me separei, deixei de ter ajuda para a casa. Foi um dos preços a pagar, mas também uma aprendizagem a acrescentar a tantas outras que, se pudesse escolher, nunca diria que me faria bem. Como tenho aprendido tanto nos últimos anos, mais uma …

Esfregonas da vida Read More »

Sobre o meu irmão

Ontem foi o dia dos irmãos e eu, como tanto tenho o vício de fazer, preferi projectar e pensar nos meus filhos como irmãos que são , do que escrever sobre o meu irmão. Mas sinto que não fui justa comigo própria. Nem com ele. Foi com ele que aprendi o que queria (e o …

Sobre o meu irmão Read More »

Cordão Umbilical Eterno

Cordão Umbilical Eterno

“Tenho de cortar o cordão umbilical”, ouço eu em consulta.E na verdade, reajo com optimismo perante tal consciência!O que será isto então de viver com o cordão umbilical a unir-te a uma figura parental?Com mais frequência vemos isto acontecer com as nossas mães, por isso falamos desta ligação de dependência como um cordão que nos …

Cordão Umbilical Eterno Read More »

Terapia Individual Sistémica

Terapia Individual Sistémica

Eu? Porquê?Eu até tenho uma família. Tenho filhos saudáveis! Tenho um trabalho. Não tenho de me queixar. Porque é que não hei de estar bem?Porque somos seres em relação.Porque, para estarmos bem, precisamos de um equilíbrio difícil entre todos os fatores que constituem o Eu: as emoções, relações, heranças, comportamentos e pensamentos.A terapia individual olha …

Terapia Individual Sistémica Read More »

ciclos medo

Os ciclos do medo

Estamos forçados a estar sozinhos. Sozinhos connosco, sozinhos com o outro, sozinhos sem os amigos ou os pais que nos enchiam a vida. E temos medo. Medo da doença, da morte, medo do desconhecido, medo de nós próprios, medo de perder. Medo e solidão juntos são uma mistura explosiva! E o que é que explode …

Os ciclos do medo Read More »

O Natal (tão) esperado

Quando chega este tempo e o Natal anda na rua, todos nos sentimos de alguma maneira impelidos a pensar no significado que esta época tem para nós. Mais, somos chamados a fazer esforços, muitas vezes desajustados às nossas reais capacidades, para que não se perca o que o Natal é para nós, para que corresponda …

O Natal (tão) esperado Read More »