O medo do confronto

“Tenho muita pena, mas…”, “quero que saibas que…”, “sobre o que aconteceu, sinto-me…”. Todos sabemos que são frases que custam dizer, muitas vezes formuladas na nossa cabeça para que se tornem mais leves.

Mas de onde vem este peso que damos a uma conversa sincera, ao assunto sensível, às nossas emoções em palavras?


Estamos mais uma vez nisto…temos de falar! De que outra forma esperamos que o outro nos conheça, valorize e respeite os nossos pensamentos e as emoções que desencadeiam os acontecimentos em nós?


Dizermos ao outro o que nos fez sentir (nos bons e nos maus momentos), ou ter uma conversa acesa, até uma discussão, não tem de significar conflito. Muito menos devemos andar sempre com medo que o confronto e a nossa verdade sejam fraturantes!


Temos tantas vezes medo de dizer as nossas verdades (que valem o que valem, mas se aquela pessoa está connosco e não com a vizinha, é a nossa verdade que tem de viver com ela, não?), que olhamos cada possibilidade de discussão como uma possibilidade de ruptura.


De que forma idílica esperamos crescer em juntos, conhecer o outro e a nós próprios, se vemos como fatal o assumir de limites,de pensamentos ou sentimentos?


O hábito da fuga ao confronto (aqui visto como sinónimo de conflito) e a ideia generalizada de que ele representa um perigo para a paz da nossa relação, apenas nos faz retrair emoções, esconder partes de nós.

Afinal, é preciso mais força para sermos verdadeiros e inteiros do que para andarmos sempre com “pezinhos de lã”, na esperança de preservar uma paz podre? Depois acontecem devaneios e separações “vindas do nada”. Não é do nada, é de anos de confrontos evitados…


No fim, fraturante é não sabermos de nós no meio do casal que construímos com tanto cuidado e amor…fraturante é não sabermos o que o outro sente destas partes de mim, ou sequer se sabe que existem!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: